Lata de Atum

Antes de encetar a habitual demanda pela parvoíce, queria deixar uma palavra a todos os que visitaram este blogue durante o ano de 2011. Ao leitor esporádico e ao leitor assíduo – sim mãe, estou a falar contigo – um “obrigado”.
Em jeito de retribuição, decidi que o primeiro post de 2012 deveria ser especialmente bom. Concluí, porém, que não seria racional da minha parte desrespeitar, sem mais nem menos, os baixos padrões de qualidade e os altos níveis de auto-comiseração a que o leitor já se habituou neste espaço. Racional seria, isso sim, consultar os astros antes de tomar decisões desta premência…

Como o caro leitor já deve ter reparado, eu sou uma espécie de poliedro: sou multifacetado. Dessa característica deriva um interesse pelos mais variados temas e, neste início de ano, não pude ficar alheio à febre das previsões astrológicas. Não me interessa o que os astros me reservam a mim – mero instrumento de escrita –, mas o que reservam a este blogue. Descobri, então, que, surpresa das surpresas, O Celibato e a Aldeia é Virgem…
“Virgem?!”, perguntará, pasmado, o leitor. Não seja infantil, caro leitor. Estamos a falar dos signos do Zodíaco. O Celibato e a Aldeia – OCA para os amigos – nasceu às 23h25 do dia 3 de Setembro de 2011 e é, portanto, do signo Virgem. Antes de conhecer as previsões para 2012, decidi instruir-me sobre a personalidade astrológica deste blogue. A pesquisa foi intensa e, no meio daquilo a que tecnicamente se chama “tretas”, aprendi que o OCA “é organizado, eficiente, extremamente analítico e crítico de uma forma objectiva, apesar de por vezes se envolver de tal modo em trivialidades que perde o significado por inteiro”. Confesso, caro leitor, que não entendo em que aspecto este blogue se perde em trivialidades. É um blogue útil e fiável como uma lata de atum – está lá para todas as ocasiões e acompanha muito bem com uma Salada Russa.
Onde é que íamos? Ah, previsões! Ora, segundo as minhas fontes, as ditas “previsões” são estranhamente parecidas a conselhos de um livro de auto-ajuda. Ainda assim, aqui fica a “previsão” que destaquei para o signo Virgem: “Leve-se extremamente a sério, pois se não for você a fazê-lo, quem o fará?”. Se ser como uma lata de atum não é levar-se a sério, não sei o que será! Pelo menos a lata de atum prevê a data de validade...
   

Uma reacção a Lata de Atum

  1. Anónimo says:

    Olá Luís,
    Parabéns, está simplesmente fantástico.
    Quanto ao ser poliedro...acho bem, desde que o número de face(ta)s não tenda para o infinito, acabando numa esfera que tem tanto de um sólido de perfeição e regularidade inatacável, como de um pobre reflector de luminosidades, de tão previsível.
    Pegar em gestos do quotidiano e intregrá-los subrepticiamente num texto onde ganham um significado e um destaque inusitado tem o seu merecido brilho - porque é faceta e não redondeta...
    Quem me diz que o encaracolar da tampa de uma lata de atum para um frugal jantar não foi contemporâneo da gestação do texto onde esse gesto acabou por se encaixar e complementá-lo tao perfeitamente?...
    Por favor, continua multifacetado e nunca arredondado...
    Parabéns
    JA

Deixe o seu comentário